segunda-feira, 1 de março de 2010

Brownie Pudding


Nosso amigo Paolo, marido da Julia, que conheci na China (ela é alemã) veio aos "Istates" a trabalho, então o convidamos pra jantar. Peguei uma receita de frango com milho num livro de comida mineira, fiz uma farofa simples e tive a idéia repentina de fazer um "brownie pudding". Na realidade, eu estava almoçando e liguei a TV no canal Food Network, e estava a "Barefoot Contessa" mostrando como fazê-lo. Fui na internet e achei a receita:
http://www.foodnetwork.com/recipes/ina-garten/brownie-pudding-recipe/index.html

Não dá pra traduzir a palavra "pudding" aqui, senão ficaria "pudim". Isto não é um pudim, tá mais pra um "petit gateau" grande....pois dentro fica molinho, e por fora fica casquinha. Aliás, é melhor fazer este quando se tem mais gente pra servir.

Bom, para quem quiser fazê-la e não souber inglês, aí vai:

Sobremesa de Brownie

Ingredientes:

4 ovos extra grandes à temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar
180 g de chocolate em pó
1/2 xícara de farinha
sementes extraídas (raspadas) de um talinho de baunilha
1 pacote (250g) de manteiga derretida (não quente)
sorvete de baunilha para servir

Preparo:

Ligar o forno a uma temperatura média (entre 160 e 180 oC).
Untar uma forma OVAL de tamanho aproximado 23cm X 30cm e altura aproximadamente 5cm.
Bater os ovos e o açúcar à velocidade média-alta por 5 a 10 minutos, até ficar amarelado e encorpado. Enquanto isso, peneirar a farinha e o chocolate em pó, misturando-os.
Baixar a velocidade da batedeira e acrescentar as sementes de baunilha.
Acrescentar, ainda batendo, a mistura de farinha a chocolate peneirados. Quando estes estiverem misturados, ir acrescentando a manteiga devagar até completamente misturado.
Derramar a mistura na forma previamente untada. Colocar esta forma dentro de outra maior contendo água bem quente, para assar em banho-maria. O nível da água deve estar a mais ou menos metade da outra forma contendo a massa.
Assar por uma hora. Testar colocando um palito a uma distância de mais ou menos 5 cm da borda da forma. O palito deverá sair com uma parte limpa.
Servir com sorvete de baunilha.

Se não tiver baunilha de verdade, usar essência de baunilha. Não sei a conversão das sementes de baunilha para essência de baunilha. Só sei que usando a baunilha de verdade é outra coisa....

Nenhum comentário:

Postar um comentário