sábado, 6 de março de 2010

O famoso Mac & Cheese dos americanos

Vou receber uns amigos aqui hoje a noite e devem trazer algumas crianças. Então pensei numa comida que a criançada gosta. Aqui só dá uma: macarroni and cheese, ou abreviando, mac & cheese. É um prato de massa com um molho branco que leva queijo cheddar.
Existem mil e uma maneiras de fazer mac and cheese, inclusive a famosa caixinha com macarrão e saquinho de tempero, aos quais só precisa acrescentar manteiga e leite. Claro que o queijo, nesse caso, é de mentira. Química pura. Então resolvi "fazer do zero". Fui no site da Food Network e escolhi uma das receitas, o que foi difícil, pois tinha muitas. Tinha visto uma da Giada (uma das chefs que tem programa nesse canal), mas alguns dos comentários me desanimaram. Diziam que o queijo passava longe.... Então acabei escolhendo a do Alton Brown, Baked Mac and Cheese. Mudei uma coisinha no final, não coloquei a a cobertura com farinha de rosca, pois tinha feito um teste antes e minha filha não tinha gostado (mas ficou crocante).
Vou escrever a tradução da receita em português:

Ingredientes:


250 g de de macarrão caracol
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de mostarda em pó
3 xícaras de leite
1/2 xícara de cebola picada
1 folha de louro
1/2 colher de chá de páprica
1 ovo grande
350 g de queijo cheddar ralado
1 colher de chá de sal
Pimenta preta

Cobertura:

3 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de farinha de rosca

Preparo:

Pré-aquecer o forno a 180 graus.
Colocar o macarrãozinho pra cozinhar em água com sal, até o mesmo ficar "al dente" (um pouco durinho, ainda).
Enquanto o macarrão está cozinhando, colocar a manteiga para derreter em outra panela. Acrescentar a farinha de trigo e a mostarda em pó, mexendo sempre, por cerca de cinco minutos. Não deixar formar grumos. Acrescentar o leite, a cebola, a folha de louro e a páprica. Deixar ferver por dez minutos, depois retirar a folha de louro.
Acrescentar o ovo. Acrescentar 3/4 do queijo (o resto será usado para cobrir, depois). Temperar com sal e pimenta. Desligar o fogo. Acrescentar o macarrão escorrido sobre essa mistura e misturar bem. Despejar em uma assadeira. Cobrir com o queijo restante.

Preparo da cobertura:

Derreter a manteiga em uma panela e misturar a farinha de rosca. Colocar sobre a o macarrão com o queijo. Assar por 30 minutos. Retirar do forno e deixar descansar por cinco minutos antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário