terça-feira, 2 de março de 2010

Peixe Chinês com Cebolinha

Festival da truta. No Costco só vende tudo de montão, então as trutas do outro dia (ver receita de truta com amêndoas) também foram usadas para fazer esta receita. Não as mesmas, mas outras que faziam parte da mesma bandeja!!!!....
Esse peixe é parecido com um dos que minha empregada na China fazia, mas como nunca me dei ao trabalho de aprender o dela, dancei. Acabei encontrando essa receita num livrinho de receitas chinesas que comprei aqui nos "Istates". Minha amiga chinesa deu uma olhada no livro e disse que não eram receitas chinesas de verdade. Bom, mas é o que eu tenho. Ou cozinho com o livro, ou não faço comida "chinesa".

Peixe chinês com cebolinha

Ingredientes:

1 peixe inteiro (truta, cioba ou badejo) de aproximadamente 1kg, limpo
1 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de óleo de gergelim
1 pedaço de gengibre de aproximadamente 1 cm, descascado e ralado fininho
10 cebolinhas, picadas em rodelas
2 dentes de alho amassados
pimenta branca
5 colheres de chá de vinagre de arroz
1 colher de sopa de açúcar demerara
2 colheres de sopa de molho de soja
1 xícara de água

Preparo:

Salpicar o peixe com o sal. Deixar descansar por uns 15 minutos. Lavar o peixe e enxugar com papel toalha.
Em uma panela wok (tipo chinês), esquentar o óleo de gergelim, acrescentar o gengibre ralado e fritar por 30 segundos. Colocar o peixe e fritá-lo por aproximadamente 2 minutos de cada lado, depois retirá-lo do óleo e enxugá-lo com papel toalha.
Adicionar metade das cebolinhas à wok, colocar o peixe por cima, cobrir com o restante das cebolinhas. Numa tigela, juntar os ingredientes restantes e colocar sobre o peixe. Deixar ferver, em seguida baixar o fogo, cobrir a panela e cozinhar por uns 30 minutos, até que o peixe fique mais opaco.


Eu estava sem gengibre, mas fiz assim mesmo. Ficou bom, mas acho que com o gengibre teria ficado melhor. Próxima vez faço com todos os ingredientes (planejarei melhor).
Umas coisas que aprendi ao traduzir essa receita: cioba é red snapper, e badejo é sea bass, em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário