terça-feira, 4 de maio de 2010

Korma de Frango (Chicken Korma)


Ingredientes:


1 colher de sopa de óleo, azeite ou manteiga

500 g de peito de frango cortado em cubos

1 cebola, picada

2 colheres de sopa de caril/curry (suave) em pó

150 g de iogurte natural

25 g de amêndoas moídas ou picadas

1 colher de chá de purê de tomate

sal a gosto

100 ml de creme de leite


Preparo:

Fritar o frango e a cebola por aproximadamente 5 minutos. Adicionar o curry e continuar fritando por mais 1 minuto. Adicionar o iogurte, as amêndoas, o sal e o purê de tomate. Depois que ferver, cozinhar por mais uns 3 minutos, mexendo. Acertar o sal. No final de tudo, adicionar o creme de leite,.

Servir com arroz.

Se não quiser que fique com sabor tão forte das especiarias, diminuir a quantidade do curry em pó.

Amêndoas sem casca e fileteadas, perfeitas para esse Korma.

Já fiz Korma de Frango (prefiro chamar Chicken Korma) de todo jeito. Tenho vários livros e em alguns deles dão receitas muito mais elaboradas, onde não se usa uma mistura pronta de curry em pó. Ao invés disso, mandam usar várias especiarias em formato inteiro, juntar e moer num processador próprio para tal (ou num moedor de café). Claro que fazendo assim o sabor é bem melhor. Depois vou fazer uma dessas receitas mais elaboradas e vou postar aqui. Já fiz, há muito tempo. Levou 15 tipos de temperos diferentes, e minha amiga (que era a “cobaia”) me disse que era muito trabalhosa....


Em alguns sites na internet, o Korma leva leite de coco. Já fiz e fica bom. Não sei dizer qual é o “verdadeiro”, mas desconfio que há variações dentro da Índia, afinal, é um país imenso. Vou precisar ler muito ou ir morar na Índia pra aprender mais.


Uma coisa eu aprendi sobre os Kormas (tem de carneiro também, é uma delícia. Quando puder, vou postar, também), são mais suaves do que outros “tipos” de curry indianos. Eu gostava de comprar comida indiana pronta no Sainsbury’s, mas aprendi desde cedo a ficar longe do “Vindaloo”, esse sim que queimava tudo...


Eu servi este com um arroz tipo Pulao/Pilao feito com arroz Basmati indiano, ervilha e o mesmo pó de curry, cozinhei na panela elétrica de cozinhar arroz, na qual ainda estou aprendendo a cozinhar. Não ficou mal, não. Quando estava me sentando pra comer, lembrei que tinha os ingredientes pra fazer Lassi doce, uma bebida indiana feita com iogurte. Me levantei e fiz. Deixei a colher no liquidificador, que fez um barulhão. Mesmo assim, ainda tomei. Agora tenho raspas de aço inox no estômago, eh,eh,eh.


Nenhum comentário:

Postar um comentário