quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Lentilhas com Presunto Curado

Ontem encontrei pra vender presunto curado espanhol ("jamón serrano"), e além de fatiar, eles tinham também pra vender o finalzinho do mesmo, a pontinha que tem mais gordura do que carne. Me lembrei dos tempos de inverno em Madrid, onde sempre serviam lentilhas "de primero", ou seja, como primeiro prato, na sequência de um almoço espanhol, onde temos o primeiro prato (em alguns lugares, também uma salada), o segundo, a sobremesa e um café, além do vinho, é claro.
Então fiz e aí está a receita.
Fazer lentilha é bom porque dá pra fazer um "panelão" com menos de meio kilo das mesmas. E assim a gente passa a semana toda comendo sem trabalhar mais (também só aguenta comer isso de novo no ano seguinte, rsrsrsrs...).
O presunto curado pode ser substituído por uma ou mais carnes. Sugiro charque (carne seca), costela de porco, linguiça, etc.



Ingredientes:

400 g de lentilhas
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola pequena, picada
2 dentes de alho, picados
150 g de "jamón serrano", picado em cubinhos*
1 tomate, picado
1 cenoura, cortada em palitinhos ou cubinhos pequenos
1/2 pimentão verde, picado
1 colher de sopa de páprica (se tiver pimentón, que é a versão espanhola, melhor)
1 folha de louro
1 batata, descascada e cortada em cubinhos pequenos
água necessária para cobrir a lentilha. Normalmente o dobro da quantidade de lentilha.
sal e pimenta a gosto

Preparo:

Refogar a cebola no azeite até que a mesma fique transparente. Acrescentar o alho, o "jamón" (ou outra carne), o tomate, a cenoura e o pimentão, mexendo. Adicionar a páprica (ou "pimentón"), mexer bem e logo em seguida acrescentar a água. Adicionar as lentilhas, o louro, e a batata. Colocar sal e pimenta, e provar, acertando as quantidades. Deixar cozinhar por uns 30 minutos (verificar na embalagem das lentilhas o tempo mais apropriado, dependendo do tipo das mesmas). Também ir colocando mais água, se secar muito. Também aumentar a quantidade de água se desejar com mais caldo, como uma sopa.

*"jamón serrano", costela de porco, "prosciutto" (versão italiana), presunto de parma, carne seca, etc.

Este é um prato muito versátil, pois pode ser usado como sopa e como prato principal.

Olha só que lindo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário