quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Couve-flor Polonesa

Estava vasculhando um livro de receitas antigo (um dos primeiros que comprei), A Boa Mesa (é uma tradução do The Good Housekeeping), acho que todo mundo no Brasil tinha esse livro há uns 20 anos...
Encontrei uma receita que veio bem a calhar com minha situação "Pós Thanksgiving": geladeira cheia de ingredientes e comida feita, tudo pronto pra estragar a qualquer momento. Tinha uma couve-flor quase inteira, da qual tinha tirado umas "florzinhas" pra usar no Dip com Crudités. E tinha um montão de migalha de pão enxarcada de caldo, que aqui chamam de "stuffing" (recheio) ou "dressing". Já ia jogar fora, pois só gosto desse "stuffing" quando está crocante (eu sempre separo uma parte e levo ao forno, do mesmo jeito que fazemos pra fazer torradinhas). Tinha vindo no "kit de Thanksgiving" que comprei no supermercado Whole Foods. Bom, enfim, juntei DUAS das coisas que precisavam ser usadas imediatamente, e fiz esse prato super simples e, pasme, gostoso.



Ingredientes:

1 couve-flor inteira, folhas removidas
sal a gosto
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de migalhas de pão *
1 ovo cozido duro, picado
1 colher de sopa de salsinha fresca picada
1 colher de sopa de suco de limão

Preparo:

Em uma panela que caiba a couve-flor inteira, colocar água até mais ou menos 3 cm de altura. Quando estiver fervendo, acrescentar sal e colocar a couve-flor para cozinhar. Quando levantar a fervura, tampar e contar 15 minutos. Não precisa virar a couve-flor, a parte superior vai cozinhar no vapor.
Enquanto isso, derreter a manteiga, juntar as migalhas de pão** e fritar até dourar. Acrescentar o ovo, a salsinha e o suco de limão, misturar.
Colocar a couve-flor cozida numa travessa ou prato fundo, cobrir com a mistura de pão e servir.

* Usei migalhas de pão já condimentadas com ervas, caldo e sal.
** Fritei um pouco na frigideira, mas para ficar crocante, levei também ao forno por alguns minutos, espalhados em uma assadeira, e misturando 2 vezes para não assar somente por baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário