domingo, 3 de abril de 2011

Camarão ao Alho no Vapor

Finalmente encontrei essa receita, estava atrás dela há pelo menos 3 anos. Eu comia um camarão assim feito pela minha empregada chinesa. Ela comprava o camarãozinho (nem era grandão assim) vivo, eles vinham pulando no saquinho que ela trazia do mercado.... Mas eu nunca pensava que um dia eu ia embora da China, e quando vi, estava na hora de ir. E eu não pude mais aprender a cozinhar nada. Agora eu vivo buscando receitas nos sites chineses, e é dureza, pois a tradução do Google é "mais ou menos"...
Acabei encontrando no site de comida asiática que eu mais visito, aqui.

Fiz umas pequenas modificações na receita dela, mas o meu ficou parecido com o que eu comia feito pela Xiao Tang.



Ingredientes:

3 colheres de sopa de óleo de soja ou canola
4 dentes de alho amassados
10 camarões grandes, com casca e cabeça
1/4 colher de chá de óleo de semente de gergelim
1/8 colher de chá de sal
1/8 colher de chá de molho de peixe (é mais fácil encontrar o Tailandês. Se não tiver, não usar)
1 1/2 colher de sopa de vinho de cozinha chinês (ou saquê)
1 1/2 colher de sopa de água
1 pitada de pimenta branca em pó
1 cebolinha, picadinha

Preparação:

Preparar os camarões: lavar e secar os camarões com papel toalha. Com uma faca afiada, fazer um corte longitudinal na parte de cima dos mesmos, abrindo-os para os dois lados. Retirar a parte preta (a m...).



Espalhar os camarões (com a parte aberta virada para cima) em um prato grande.

Fazer o molho de alho: em uma wok, esquentar o óleo. Adicionar o alho, fritar até ficar dourado, mais ou menos uns 3 minutos.

Fazer o tempero para os camarões: misturar o óleo de gergelim, o sal, o molho de peixe, o saquê ou vinho chinês, a água e a pimenta branca. Despejar essa mistura sobre os camarões.

Colocar um pouco de água na wok, levá-la ao fogo. Colocar o prato com os camarões na wok, como mostra na foto.


Tampar a wok e deixar cozinhar no vapor por uns 10 a 15 minutos, até os camarões ficarem vermelhos.



Retirar, cobrir com o molho de alho e cebolinha picada. Servir.

Nota: no que eu fiz eu juntei todos os ingredientes do molho de alho com o outro molho e cozinhei no vapor o camarão com tudo já em cima. Por isso que dá pra ver que no prato que está dentro da wok já estão o alho e as cebolinhas. Ficou bom mesmo assim. Mas acho que a receita original é melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário