sábado, 17 de maio de 2014

Geléia de Frutas



Fiz curso de geléia de frutas há mais de 3 anos, e desde então venho fazendo geléia em casa, mas somente agora tive um tempinho para postar a receita. Aliás, eu continuo cozinhando, aprendendo novas receitas e fazendo fotos dos meus pratos. O que falta é tempo para escrever sobre essas incursões à cozinha.
Faço geléia especialmente no verão daqui, quando temos as melhores frutas. Vou dar a receita básica e com ela dá pra fazer geléia com qualquer tipo de fruta.

Um pouco sobre pectina:
Pectina dá textura à geléia. Por isso muitas receitas de geléia pedem pectina. A nossa receita não leva pectina industrializada. A minha instrutora disse que toda fruta tem pectina, e quando fazemos a geléia temos apenas que saber se a fruta que usamos tem mais ou menos pectina. No caso das frutas que tem pouca, tem um truque: adicionar suco de limão. Ou adicionar uma maçã ácida, para cada kg da fruta principal. Para saber quais frutas tem mais ou menos pectina, clicar aqui.
Para fazer essa receita, é necessário usar um termômetro para comida, e que vá a altas temperaturas (nossa receita vai até 120o C). De preferência um que tenha alarme quando atingir uma temperatura pré-programada. Como este.

Geléia

Ingredientes:

1 kg de fruta, descascada e cortada em cubinhos
750 g de açúcar
250 ml de água
suco de 1/2 limão ou um maçã ácida (se a fruta tiver pouca pectina)

Preparo:

Misturar a água e o açúcar, e levar ao fogo até atingir 120o C.
Acrescentar as frutas. Deixar no fogo, mexendo de vez em quando, até atingir mais ou menos 105oC (a gelificação ocorre entre 103 e 105oC).
Despejar em frascos de vidro próprios para geléia.

Para ter a geléia fora da geladeira, é necessário esterilizar os frascos e tampas. Antes de usar, lavar bem e ferver os mesmos por alguns minutos. Depois, quando a geléia estiver pronta e for colocada nos frascos, tampar e levar a uma panela grande com água que cubra os mesmos. Levar à ebulição e deixar fervendo por mais 10 minutos. Desligar o fogo e deixar dentro dessa água por mais 5 minutos. Depois, retirar os frascos e colocar sobre uma toalha seca. Deixar esfriar.

Variações:

Geléia de morango com baunilha: raspar um pauzinho de baunilha e acrescentar no preparo, junto com os morangos.

Geléia de damasco com lavanda: acrescentar 2 colheres de sopa de flores de lavanda no preparo, juntamente com os damascos frescos (não usar damasco seco). Não precisa retirar a lavanda da mistura.

Geléia de framboesa com alecrim: acrescentar 2 raminhos de alecrim junto com a fruta (retirar depois que a geléia estiver pronta).


2 comentários:

  1. Olá,tudo bem?

    Parabéns pelo seu blog! É ótimo! Suas sugestões gastronômicas são muito inspiradoras!
    Vimos que tem muitas receitas no seu blog e lhe apresentamos www.tuasreceitas.com.br, um site-comunidade onde os usuários procuram entre mais de 300.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog grátis! Nós indexamos suas receitas e redirecionamos os usuários ao seu blog para que vejam as receitas completas. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs dos nossos blogueiros. Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em 47 países.

    Você gostaria de fazer parte desta grande família?
    Faça click no link para cadastrar o seu blog www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas

    Ficaria muito contente com a sua resposta!

    Paulo
    info@tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Faço geléia no microondas.Super fácil e sem ultrapassar a temperatura respeitando o tempo certo. Abrindo e fechando o microondas depois que passar dos 5 minutos a cada um minuto. No máximo, leva 8 minutos as frutas vermelhas e cinco minutos as claras. Basta colocar a fruta picada e açúcar misturados em um pirex alto. Cozinhar e depois acrescentar o limão. Misture e se ficar muito molenga, basta adicionar um pouco de gelatina incolor. Pronto!

    ResponderExcluir